terça-feira, 3 de maio de 2011

Reflexão do texto As Três Ecologias e o vídeo: Ilha das Flores


Nome: Daiane F. Teixeira

 

Segundo Guattari, no texto “As Três Ecologias” os “aspectos mais humanos” referem-se às características psicológicas inerentes ao ser humano que se encontram na origem dos problemas ecológicos e sociais do nosso planeta. Como exemplo, podemos dizer que as formas imateriais a qual os fenômenos psíquicos tendem a se modelar, são: o instinto de violência, a vontade de dominação e todo padrão psicológico que nos afaste da afeição à vida.
Guattarri fala sobre ecologia mental e ecologia social como dois grandes pólos que devem de certa forma, cuidado, e que no ser humano atual existe um lado “negro” da subjetividade que a todo o momento nos mostra através das devastações no meio ambiente. O conceito de ecologia é assim ampliado, levantando questões que dizem respeito à autodestruição humana de forma mais completa, ressaltando pontos como a necessidade de rever a estrutura das classes sociais, o estabelecimento e cumprimento de regras universais dos direitos humanos, o reconhecimento da interdependência entre os seres e da complexa teia de relações entre eles. No texto temos algumas passagens que transmitem a idéia de que devemos focar nossa mente para uma reconstrução das relações humanas, uma proposta ousada, mas que traria resultado e uma revolução não só às relações de forças visíveis em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, de inteligência e de desejo.
O vídeo “Ilha das Flores” mostra a miséria, o lixo, como as pessoas convivem diretamente com essa situação, coloca em destaque a exclusão social e o que acarreta todo esse processo de deteriorização do lixo... da importância que isso tem hoje e de como isso interfere na sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário